> Hospital Residencial

ALIMENTACAO SAUDAVEL

Atualizado em 15/12/2017 14:28

Saúde em dia: propriedades do brócolis

O brócolis é uma ótima opção para uma dieta onde o objetivo é perder de peso. Isto porque ele possui pouquíssimas calorias, mata a fome e pode ser preparado de inúmeras maneiras. Mas saiba que este não é o único benefício que você vai ganhar ao colocar uma destas arvorezinhas verdes no prato. Veremos a seguir detalhes sobre os benefícios do brócolis, para que serve e as propriedades para boa forma e saúde.

Este vegetal popular tem uma grande variedade de benefícios nutricionais e medicinais, incluindo sua capacidade de prevenir muitos tipos de câncer, melhorar o nosso sistema digestivo, reduzir o colesterol, desintoxicar o corpo, maximizar a absorção de vitaminas e de minerais, evitar reações alérgicas, estimular o sistema imunológico, proteger a pele, prevenir defeitos congênitos, regular a pressão arterial, eliminar a inflamação e melhorar a visão e a saúde ocular. Pois bem, prepare-se para saber mais detalhadamente quais são as propriedades que o brócolis possui e para que elas servem em termos de benefícios para a nossa saúde.

Qual a origem do brócolis e como melhor prepara-lo

O brócolis é um vegetal antiquíssimo originário da Europa e cujas variedades são amplamente cultivadas e consumidas no mundo todo. O país que mais cultiva brócolis no mundo atualmente é a China, seguida de perto pela Índia, mas os principais consumidores continuam a ser as nações ocidentais. Ele também pode ser encontrado em algumas cozinhas do sul da Ásia, como a Índia, Paquistão, Bangladesh e Nepal.

As flores do brócolis podem ser cozidas e adicionadas a uma enorme diversidade de receitas, mas a melhor formas de manter o seu sabor, cor e textura e ainda preservar os nutrientes contidos nelas é comê-las cruas ou cozidas ao vapor. Quando cozido no vapor, inclusive há um aumento do seu poder de redução do colesterol em relação a quando o vegetal é comido cru ou cozido na água. Esta é a melhor forma de aproveitar os benefícios do brócolis.


Propriedades nutricionais do brócolis

Os benefícios do brócolis para a saúde são resultado de uma mistura única de nutrientes, compostos orgânicos, sais minerais e vitaminas que são encontrados exclusivamente neste vegetal. Estes incluem quantidades significativas de vitamina C, vitamina K, fibras, folatos, potássio, selénio, vitamina A, manganês, triptofano, vitamina B, e fósforo.

Em termos de compostos orgânicos exclusivos, o brócolis é rico em fitoquímicos e antioxidantes. Os fitoquímicos são substâncias responsáveis ??pela cor, cheiro e sabor nas plantas. Pesquisas mostram que eles trazem inúmeros benefícios à saúde especialmente para o sistema imunológico.


Este vegetal é de fato como uma fábrica de nutrientes. Ele é benéfico para a digestão, tem propriedades que regulam o sistema cardiovascular e o sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatórias e pode inclusive prevenir o câncer. Além disso, o brócolis possui baixo teor de sódio e poucas calorias: Cerca de 31 calorias por porção.

Ele também é livre de gordura, rico em fibras, muito rico em vitamina C e possui potássio, B6 e vitamina A. Segundo a nutricionista Victoria Jarzabkowski, do Instituto de Educação Física da Universidade do Texas em Austin, ?Para um vegetal sem amido, ele tem uma boa quantidade de proteína?.

Informações Nutricionais do Brócolis

Porção de 100g (1 xícara) de Brócolis Cozidos (sem Gordura Adicionada)

Energia35 calorias
Carboidratos7,14 g
Proteínas2,37 g
Gorduras0,41 g
Colesterol0 mg
Fibras3,3 g